Como usar o Anki para aprender inglês ou passar em concursos públicos

Como usar o Anki para aprender inglês ou passar em concursos

Você já ouviu falar do Anki?

Depois de conhecê-lo, a sua forma de estudar nunca mais será a mesma.

O Anki é uma poderosa ferramenta gratuita que vai turbinar seus estudos, seja para aprender inglês ou passar em um concurso público muito mais rápido!

Neste artigo vou explicar melhor o que ele é e como ele funciona, já que as instruções originais do site do programa estão em inglês.

 #1. O QUE É ANKI?

Anki é um software gratuito utilizado para facilitar a memorização de qualquer assunto. Ele é muito mais eficiente quando comparado aos métodos tradicionais de estudo. Ao usá-lo, você consegue memorizar uma quantidade maior de informações em um período menor de tempo.

 #2. COMO ELE FUNCIONA?

O Anki funciona com base em flashcards, ou seja, cartões em que se escreve a pergunta de um lado e a resposta do outro. Você não pode ver a resposta antes de, pelo menos, tentar lembrar dela.

 #3. IDEIAS POR TRÁS DO ANKI

O Anki baseia-se em dois conceitos fundamentais: active recall testing e spaced repetition. Esses conceitos não são conhecidos pela maioria dos estudantes, embora tenham sido descritos pela literatura científica há muitos anos. Entendendo como eles funcionam, você se tornará um aprendiz muito mais eficiente.

a) Active recall testing: é o ato de ver uma pergunta e tentar lembrar da resposta. É o oposto do estudo passivo, no qual você lê, assiste ou ouve alguma coisa sem fazer uma pausa para considerar se sabe, ou não, a resposta.

As pesquisas têm demonstrado que o active recall testing é, de longe, mais efetivo para construir uma memória forte do que o estudo passivo. Existem duas razões para isso:

  • O ato de relembrar de alguma coisa fortalece a memória, aumentando as chances de que você seja capaz de lembrar dela novamente.
  • Quando você é incapaz de responder a uma questão, serve de aviso para que retorne ao material de estudo com a finalidade de revisar ou reaprender aquilo.

Uma ótima e prática maneira de incluir active recall testing na sua rotina é por meio do uso de flashcards.

b) Spaced repetition: estudos demonstram que você esquece mais de 70% daquilo que lê, assiste ou ouve, dentro das primeiras 48h. Os cientistas alemães Ebbinghauss e Leitner descobriram que a melhor forma de interromper a curva do esquecimento é por meio da reexposição ao material em períodos cada vez mais espaçados de tempo. Essa reexposição tem que ser ativa, ou seja, por meio do active recall testing.

 #4. SURGIMENTO DO SUPERMEMO

Tela do Supermemo
Tela do Supermemo

Com base nesses conceitos, surgiu o software Supermemo, que utiliza um algoritmo específico para calcular quais seriam os espaços de tempo em que as revisões deveriam ser feitas.

Esse software acrescentou o conceito de metacognição, pelo qual você avalia seu próprio desempenho. O feedback serve para que o programa determine quando será a próxima data de revisão.

A ideia é simples: se você acerta, o seu prazo de revisão será mais longo; se erra, será mais curto.

Isso foi uma verdadeira revolução no aprendizado e significa que um material pode ser memorizado com uma quantidade mínima necessária de esforço. O slogan do Supermemo é “forget about forgetting” (esqueça de esquecer).

O Anki usa o mesmo algoritmo do Supermemo, só que com uma interface muito mais amigável, estável e segura. Além disso, é disponibilizado gratuitamente aos usuários. Enquanto o Supermemo só rodava no Windows, o Anki é multiplataforma, rodando no Windows, Mac OSX, Linux e Smartphones.

 #5. MÍDIAS SUPORTADAS PELO ANKI

O Anki suporta, basicamente, texto, imagem, áudio e vídeo.

Tipos de mídias suportadas pelo Anki

 #6. ÁREAS DO CONHECIMENTO

Em quais áreas do conhecimento o Anki pode ser usado?

Em qualquer uma. As possibilidades são infinitas.

Apenas para fins de exemplo, você pode usar o Anki para:

  • Aprender uma língua.
  • Estudar para concursos públicos na área médica, jurídica ou qualquer outro.
  • Memorizar nomes e faces de pessoas.
  • Destacar-se em geografia.
  • Dominar poemas longos.
  • Praticar acordes de guitarras, etc.

 #7. COMO INSTALAR O ANKI?

1. Acesse o site http://ankisrs.net/.
2. Clique em download.

Download do Anki

3. Escolha a versão (Windows, Mac, Linux, IOS, Android) e clique novamente em download.
4. Duplo-clique no arquivo (instalador) que foi salvo no seu computador para executá-lo.
5. Anki será instalado no seu computador.
6. Duplo-clique no ícone do Anki no seu desktop para abrir o programa.

7. Pronto, comece a usá-lo.

 #8. FUNCIONAMENTO BÁSICO

O Anki funciona basicamente com baralhos e cartões.

Baralhos são conjuntos de cartões que, por sua vez, são como flashcards.

O primeiro passo é criar um baralho. Vamos supor que você queira aprender “Direito Constitucional”. Clique em “Criar Baralho”.

Anki - criar baralho

Depois, atribua um nome para o deck (baralho) e clique em Ok. Pronto, seu baralho de “Direito Constitucional” foi criado.

Agora, vamos ver como criar os cartões (flashcards) para incluí-los dentro deste baralho que foi criado. Clique sobre o baralho “Direito Constitucional”.

Anki - criar flashcards

Em seguida, clique em “Adicionar”.

Anki - adicionar

Neste momento, basta preencher a frente (pergunta) e o verso (resposta) do seu flashcard. A primeira linha será a frente e a segunda o verso. Tome cuidado para se certificar que está adicionando o flashcard ao baralho desejado. Isso por ser verificado no canto superior direito. Por fim, clique em “Adicionar”. Parabéns! Seu primeiro flashcard foi criado. Você poderá criar quantos quiser, logo em sequência.

Anki - frente e verso

Está gostando do artigo?

INSIRA SEU E-MAIL ABAIXO PARA FAZER O DOWNLOAD GRATUITO DO E-BOOK "#7 ESTRATÉGIAS NINJA PARA PASSAR EM CONCURSO PÚBLICO EM TEMPO RECORDE!"

 #9. COMO ESTUDAR PELO ANKI?

Para iniciar o estudo ou revisão, você deve clicar sobre o baralho desejado na tela inicial. No caso, vamos clicar no baralho “Direito Constitucional”.

Anki - Direito Constitucional

Depois, clique em “Estudar Agora”.

Anki - estudar agora

Nesse momento, a pergunta será mostrada.

Anki - pergunta

Tente lembrar da resposta antes de clicar em “Mostrar Resposta” na parte de baixo.

Esse é o segredo do estudo eficiente. Testar a si mesmo e não simplesmente rever o conteúdo.

Depois de alguns segundos, clique em “Mostrar Resposta” para descobrir se você acertou ou errou. O software mostrará ao mesmo tempo a pergunta e a resposta.

Anki - avaliação

Por fim, faça uma autoavaliação do seu desempenho. Clique em “errei” para rever o flashcard em 1 minuto; em “bom” para rever em 10 minutos e em “fácil” para rever em 4 dias.

Nas próximas revisões, o software vai calcular automaticamente o prazo ideal das suas revisões, conforme as suas próprias avaliações. Quanto mais você errar, com mais frequência os flashcards serão mostrados; quanto mais acertar, maior será o tempo para uma próxima revisão.

Crie o hábito de incluir novos flashcards e fazer revisões todos os dias.

Está gostando do artigo?

INSIRA SEU E-MAIL ABAIXO PARA FAZER O DOWNLOAD GRATUITO DO E-BOOK "#7 ESTRATÉGIAS NINJA PARA PASSAR EM CONCURSO PÚBLICO EM TEMPO RECORDE!"

O mesmo processo pode ser utilizado para memorizar vocabulário de inglês ou qualquer outro assunto. Você vai turbinar a sua memorização, acredite em mim.

Neste artigo eu apresentei apenas alguns funções básicas do Anki. Ele é muito mais completo do que isso. Funções mais avançadas podem ser encontradas no “Manual Prático de Memorização com Anki”.

Manual Prático de Memorização com Anki

Ele é de minha autoria, sendo o único manual sobre o Anki em português. Esse manual é oferecido como bônus do meu e-book “Fórmula da Aprendizagem Acelerada”, que você não pode deixar de conhecer, clicando aqui!

E você? Já usou o Anki alguma vez?

QUER FICAR POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES DO LOUCOS POR CONCURSOS?

Baixe Grátis o E-book: 

arrow

Banner eBook 7 estratégias ninja para passar em concurso público em tempo recorde

  • Bel Vargas

    Olá, Fábio! Poderia experimentar os Flashcards de GoConqr e nos dar sua avaliação? https://www.goconqr.com/pt-BR/blog/app-flashcards/

    • Fábio Manfrin

      Olá Bel. Vou experimentar sim. Obrigado pela dica:)

  • Fabriccio Santos

    Oh my fucking god, one of these days Mairo Vergara came up with this idea of using Anki in language learning, and now this guy’s already made an entirely book about how to use Anki in language learning and others knowledge areas? I just can’t believe this :000 I mean I’m glad but I kind of freaked out when I read the title of this article dude, I’ll tell ya, you’re big time ahead of your time, I imagine when this whole thing gets well-known in Brazil’s academic landscape. I can’t help but congratulate you on such a clever insight and opportunity seizure.

    • Fábio Manfrin

      Thanks a lot, Fabriccio. Anki, and similar apps, will provide a revolution in accelerated learning. You can use words, images and sentences as example. Together, these elements will supercharge language learning. The most important thing is that you can review using spaced repetition system and metacognition. Retrieval Practice is the best technique to learn faster! Im really glad to read your sincere words. 🙂

  • Professora Margarete

    amei! aprendi a usar o Anki, ótimo programinha

    • Fábio Manfrin

      Que bom que gostou Margarete. Fico feliz. Use um pouco e todos os dias. Vai ter ótimos resultados ao longo do tempo 😉