Como montar um cronograma de estudos para concurso

Como montar um cronograma de estudos para concurso

Você estuda sem um cronograma? 

Ainda não sabe como montar um?

Não se preocupe.

Neste artigo você vai aprender a montar o mesmo cronograma de estudos utilizado pelos primeiros colocados em concursos públicos!

O cronograma de estudos, também chamado de plano de estudos, é uma das principais ferramentas utilizada por quem estuda para concursos.

Ele tem a a função de planejar quais serão as matérias estudadas ao longo do tempo, tendo em vista o dia da prova.

Fornece, assim, um mínimo de organização para guiar os estudos do concurseiro rumo à tão sonhada aprovação.

Planejamento sem execução adequada é tão ruim quanto o estudo sem um plano pré-definido.

De alguma maneira as duas situações descritas acima levam ao fracasso ou, pelo menos, à demora para conseguir uma aprovação. E, definitivamente, não é isso que desejo para você.

Como tenho certeza que você quer ser aprovado em tempo recorde (É por isso que está lendo este Blog!), vou ensiná-lo a montar um cronograma de estudos perfeito.

Um excelente plano vai ajudá-lo a economizar tempo e dinheiro durante a sua fase de preparação.

Com um plano bem elaborado você vai passar muito mais rápido!

Primeiro, vou te mostrar qual é erro número #1 que a maioria das pessoas cometem ao elaborar um plano de estudos.

Depois, vou ensinar como os primeiros colocados em concursos montam os seus cronogramas de estudo.

Por fim, você pode fazer o download das minhas planilhas em excel para começar a preencher, hoje mesmo, com as suas próprias informações e montar um plano personalizado.

Antes de baixar as planilhas, leia este artigo até o final. Ele contém as informações necessárias para o preenchimento delas.

O Plano de Estudos Tradicional

O erro número #1 dos concurseiros é montar um cronograma de estudos tradicional.

O que seria um plano tradicional?

É aquele em que você monta uma planilha com uma coluna na esquerda colocando seus horários do dia e uma linha superior com os dias semana.

No meio são escritas as matérias que serão estudadas correspondendo ao dia da semana (linha) e ao horário do dia (coluna).

Veja o exemplo de um plano de estudos tradicional:

Plano de estudos tradicional
Plano de Estudos Tradicional – Clique na imagem para ampliar

Reconhece esse plano? Imagino que sim!

Vantagem

Esse plano é um indício de que você está tentando planejar a sua rotina de estudos. Infelizmente, isso não é suficiente.

Desvantagens

A primeira desvantagem é que você precisa adaptar a sua rotina ao plano. Eu explico melhor.

No momento da elaboração do plano é feita uma previsão da rotina para a semana toda.

Vamos supor que no meio da semana apareça um imprevisto e você tenha que levar o seu filho ao médico exatamente na hora em que deveria estudar Português e Informática.

O que acontece no dia seguinte? Você tem que refazer todo o plano para incluir as matérias perdidas ou então seguir em frente sem estudá-las. Um coisa eu garanto, mesmo que você seja uma pessoa disciplinada, imprevistos acontecem.

Consegue imaginar qual é o resultado dessa constante necessidade de reformulação do plano? O resultado é a desmotivação! Você vai ficar com preguiça e vai acabar desistindo de seguir a planilha.

Outro problema desse tipo de plano é que geralmente você passa muito tempo sem rever a matéria que foi estudada. E esse erro é imperdoável para quem quer passar em concurso público, não é mesmo?

Eu preciso confessar uma coisa: eu já fiz vários desses planos E sabe quantos eu cumpri integralmente? Nenhum. Talvez você se identifique…

O Ciclo de Estudos – Antes do Edital

Como estudar para concursosO ciclo de estudos é uma invenção do Alexandre Meirelles e apareceu pela primeira vez na sua obra “Como Estudar Para Concursos“. Aliás, é um excelente livro, que eu indico na sessão “Livros” aqui do Blog.

Primeiro eu vou explicar como funciona o ciclo de estudos. Depois, vou falar um pouco sobre as vantagens e desvantagens dessa metodologia.

Antes, um alerta: o ciclo é fantástico para estudo antes da abertura do edital, que aliás compreende o maior tempo de preparação.

Depois do lançamento do edital, a abordagem deve ser diferente, como vamos ver adiante.

Eu já posso adiantar que o ciclo está provocando uma verdadeira revolução na forma de se preparar para concursos públicos.

Ele é muito mais eficiente que o plano tradicional.

Praticamente todos os concurseiros de alto nível que eu conheço utilizam a metodologia de ciclo de estudos.

No ciclo de estudos você também monta uma planilha, mas ela tem outro aspecto. No começo pode parecer um pouco complicado entender, mas eu vou facilitar sua vida com um exemplo:

Ciclo de Estudos
Ciclo de Estudos – Clique para ampliar

Note que o ciclo de exemplo acima é composto por 20h de estudos no total e possui 4 matérias (Português, Raciocínio Lógico, Administração e Inglês) distribuídas em 4 fases (linhas).

O estudo começa na 1ª Fase, com Português, da esquerda para a direita na horizontal, até chegar em Inglês. Depois continua na 2ª Fase e assim por diante até o final do ciclo (Inglês na 4ª Fase). Ao final das 20h, você deve recomeçar o ciclo. É por isso que tem esse nome. A mesma tabela poderia ser representada da seguinte forma:

Ciclo de Estudos
Ciclo de Estudo – Clique para ampliar

É claro que você vai usar em forma de planilha (e não de círculo) porque facilita a manipulação dos dados.

O tempo de estudo de cada matéria é definido com base na importância dela, levando em conta alguns critérios, tais como: conhecimento prévio, nível de dificuldade, peso e quantidade de questões.

IMPORTANTE: O ciclo da tabela acima é apenas um exemplo. Ele pode ter mais ou menos do que 20 horas. É você que define. A quantidade de matérias e o tempo de estudo de cada uma delas também são escolhas suas.

Meirelles dá 3 conselhos sobre a elaboração do ciclo:

  • Intercale matérias parecidas com outras diferentes para não cansar o cérebro.
  • Não estude uma mesma matéria por mais do que 3h seguidas (mesmo fazendo intervalos).
  • Monte um ciclo inicial com poucas matérias (ex. 4), depois elabore ciclos mais completos, com uma quantidade maior de disciplinas (ex. 10 ou todas do edital).

Qual é o segredo do ciclo de estudos? 

O segredo é este: você vai estudar quando tiver tempo livre!

Vamos supor que a sua manhã de hoje está livre. Você estuda 1h de Português, faz um intervalo, depois estuda mais 1h de Português (2h no total). Pronto. Faz uma pausa para o almoço.

No período da tarde não pode estudar por conta de um compromisso inadiável. Tudo bem. Quando retorna para sua casa, você retoma o ciclo estudando Inglês, onde você havia parado.

Entendeu a ideia?

Você sempre vai retomar o estudo quando tiver tempo e recomeçar do ponto em que parou na planilha. Pode ser na mesma matéria para completar as horas restantes ou na próxima, se já tiver concluído a anterior.

Desvantagem

O ciclo tem um problema. Se você não tiver muito compromisso com os estudos, pode acabar  procrastinando e privilegiando outras tarefas que não são tão urgentes assim.

Na verdade, não é bem um problema do ciclo. Eu sinto muito em dizer isso, mas se você não tiver compromisso, não vai passar em concurso público.

Então, esse não é um problema do ciclo propriamente dito, mas um problema na sua mentalidade e disposição em pagar o preço pela vitória.

Vantagens

O ciclo de estudos tem muito mais vantagens do que desvantagens.

A principal delas é a que o ciclo se adapta à sua rotina e não o contrário, tal como ocorre com o plano tradicional.

Assim, você pode ter uma flexibilidade maior na preparação. É sempre possível retomar do ponto em que parou, sem precisar reformular a planilha ou pular matérias.

Outra vantagem é que você não vai ficar muito tempo sem rever a mesma matéria. Isso facilita bastante o processo de memorização.

Além disso, você vai ficar viciado no desafio de completar os ciclos em tempos cada vez mais curtos. Em outras palavras, você vai querer rodar o ciclo cada vez mais rápido.

Perceba que metodologia dos ciclos vai injetar uma dose diária de motivação nas suas veias.

Ao variar as disciplinas, o seu cérebro descansa, assimilando melhor os conteúdos. Por isso o conselho de interessante intercalar disciplinas parecidas, colocando outras com diferentes formas de raciocínio “no meio”.

Por fim, você será obrigado a estudar o que não gosta e/ou as disciplinas que sabe menos, evitando estudar apenas as matérias que gosta ou tem mais domínio.

Para Meirelles, 99% das chances de ser eliminado em um concurso estão nas matérias que o candidato não gosta de estudar.

São muitas as vantagens, não acha?

Agora você já tem motivos suficientes para substituir a tradicional planilha pelo ciclo de estudos.

Download da planilha do cronograma de estudos

Calendário e Quadro de Controle dos Estudos – Após o Edital

O ciclo de estudos é a metodologia correta para estudo antes do edital.

Mas e depois? Por que mudar?

Uma coisa é estudar pelo edital anterior que, aliás, é uma excelente referência. Porém, essa referência acaba no momento em que o novo edital é lançado!

O edital oficial contém todas as regras do jogo e você precisa conhecê-las muito bem se pretende vencer a batalha.

Agora você sabe exatamente quando será o dia da prova e, mais do que isso, você sabe que esse tempo é curto (de 45 a 90 dias). Por isso, precisa estar organizado e de uma nova abordagem com o objetivo de turbinar os estudos nesse período.

E a melhor forma de se organizar depois do edital, segundo Alexandre Meirelles, é montando um calendário de estudos e um quadro de controle dos estudos. Espere! Tanto o calendário, como o quadro, não têm nada a ver com aquele plano tradicional que você viu lá em cima.

Calendário de Estudos

O calendário de estudos vai abranger o período entre o dia da abertura do edital até o dia da prova.

Calendário de Estudos
Calendário de Estudos – Clique na imagem para ampliar

Note que o calendário contém uma linha superior com o dias da semana e uma coluna na direita com o total de horas estudas na semana.

O calendário da imagem acima é apenas um exemplo. Por isso, para efeito de mera visualização, preenchi com as mesmas matérias. Eu quero que você entenda que nesse período todas as disciplinas do edital vão ser estudadas, em um número específico de horas, até o momento da revisão de véspera.

Esse número específico de horas a estudar por disciplina vai ser definido por você no quadro de controle de estudo, explicado mais a frente.

Veja quais são os elementos que devem constar em cada dia do calendário de estudos (quadrado):

Quadrado Calendário
Um dia no calendário de estudos

Estudo Previsto

Você vai preencher cada quadrado com os dias da semana (no canto superior esquerdo), com as matérias e a previsão das respectivas horas de estudo (líquidas) diárias de cada uma delas, no centro, até o dia da prova. No canto inferior esquerdo anote o total de horas previstas para o dia (HP).

Essa previsão deve levar em conta os compromissos inadiáveis, como o aniversário da sua mãe, por exemplo.

Separe de 3 a 7 dias antes da prova exclusivamente para fazer a revisão. Esse tempo vai ser maior ou menor conforme a cobertura total ou quase total do programa.

No calendário de exemplo, o edital foi publicado no dia 3 e as provas foram marcadas para o final de semana nos dias 26 e 27 do mês seguinte.

Estudo Efetivo

Anote em um papel separado a quantidade de horas, de fato, estudadas em cada disciplina. Ao final do dia apague as horas previstas para cada disciplina no calendário e substitua pelas horas efetivamente estudas (HE) em cada um delas. Some o tempo total de estudo do dia e anote no canto inferior direito.

Compare o total de horas previstas – HP (canto inferior esquerdo) com o total de horas estudas – HE (canto inferior direito) para o referido dia . Se estudou menos, corrija a falha. Se estou mais, fique com a consciência tranquila.

Ao final da semana, some na última coluna o total de horas estudadas. Isso vai servir para comparar posteriormente as semanas, verificar o desempenho e corrigir eventuais falhas.

Quadro de Controle de Estudos

Ok. Você já sabe que precisa montar um calendário de estudos após o edital. Mas existe um outro problema: como definir a quantidade de horas de estudo para cada matéria após o edital? E como controlar esse tempo?

Para resolver esse problema, você tem que montar um quadro de controle de estudos (QCE). Primeiro veja um exemplo de QCE. Depois, vou explicar como ele funciona.

Quadro de Controle de Estudos
Quadro de Controle de Estudos (QCE) – Clique na imagem para ampliar

Vamos entender como preencher cada campo do QCE:

a) Disciplina: nome de cada disciplina que consta no edital.

b) Questões: quantidade questões de cada disciplina (extraída do edital).

c) Peso: peso atribuído pelo edital às questões de uma determinada disciplina.

d) Total de Pontos: extraído da tabela do edital, é o resultado da multiplicação entre o número de questões e o peso de cada disciplina.

e) % Total de Pontos: percentual do total de pontos de uma disciplina em relação ao total de pontos da soma de todas elas. É uma regra de 3. Ex. 120 é 100%. Legislação, com 50 pontos, é quanto em termos percentuais? O resultado é 41,67% Total de Pontos. Isso significa dizer que, no exemplo, Legislação ocupa 41,67% da pontuação total da prova. Logo, merece uma atenção especial. A planilha que você vai baixar faz esse cálculo automaticamente.

f) Horas inicias de Estudo: quantidade total de horas que você estudará cada disciplina até a véspera dos dias das revisões. Apenas você pode definir esse tempo total de estudo de cada disciplina até a véspera da prova. Os critérios são os seguintes: a) o quanto você já estudo da matéria até aqui; b) qual é o percentual da pontuação da matéria em relação ao total de pontos da prova, e c) qual é o nível de complexidade da matéria. Esse processo é trabalhoso, vai esquentar a sua cabeça. Mas é melhor esquentar agora do que chegar perto da prova e perceber que estudou muito uma matéria e quase nada da outra. Não se preocupe. É normal ajustar esse tempo total de cada disciplina ao longo dos dias.

g) Tempo Restante de Estudo: cada vez que estudar, subtraia o tempo de horas efetivamente estudadas em cada disciplina das horas inicias de estudo (coluna anterior) e anote aqui o tempo restante (TRE = horas inicias – horas já estudadas). Essas anotações são feitas lado a lado. O objetivo é chegar a zero em todas as matérias na véspera da prova.

Alexandre Meirelles fala que o calendário de estudo e o quadro de controle de estudos são como Romeu e Julieta: inseparáveis. Os dois devem guiar, ao mesmo tempo, o seu estudo após o lançamento do edital.

Conclusão

Esqueça o plano tradicional de estudos.

Antes do edital, estude pelo ciclo de estudos e depois do edital monte um calendário de estudos e um quadro de controle de estudos.

Eles são muito mais eficientes e vão ajudá-lo a passar em um concurso público em tempo recorde!

Mapa Mental Cronograma de Estudos

Download da planilha do cronograma de estudos

Se tiver alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo…

  • Carlos Lima

    Bom dia! Não estou conseguindo baixar as planilhas. Coloco o e-mail, porém não são enviadas.

    • Olá Carlos. Enviei para o seu e-mail. Abraços!

    • Fábio Manfrin

      Olá Carlos. Enviei novamente para seu e-mail. Bons estudos!

  • Patrícia Louise

    Bom dia, não consegui receber as planilhas, coloquei meu mail, mas elas não chegam.

    • Fábio Manfrin

      Bom dia Patrícia. Enviei as planilhas para seu email…Obrigado por avisar. Um abraço!

  • Sara Cordeiro

    Boa tarde, recebi as planilhas mas não consigo baixa-las, o que faço?

    • Fábio Manfrin

      Olá Sara. Planilhas enviadas para seu e-mail. Bons estudos!

      • Sara Duarte

        Muito obrigada, dessa vez consegui! Concordo com Juliano 🙂

  • Juliano Silva Rosa

    Fábio, boa tarde. De quase 15 blogs q visito diariamente de preparação para concursos, achei o seu melhor organizado, sucinto e de excelente qualidade. No entanto, já me cadastrei pra receber essas planilhas 3X e até agora nada. Teu link deve estar com problemas. Grato.

    • Fábio Manfrin

      Olá Juliano. Obrigado por avisar e também pelos elogios. Corrigi novamente o link. Enviei as planilhas para seu e-mail. Abraço!

      • Juliano Silva Rosa

        Obrigado, Fábio. Recebidas e vistas. Serão utilizadas! Muito obrigado e um forte abraço.

  • Madalena Pereira Cazuza

    Boa noite Fábio, não recebi as planilhas. Tem como enviar ao meu e-mail por favor. Obrigada =)

    • Fábio Manfrin

      Olá Madalena. Enviei as planilhas para seu email. Bons estudos! 🙂

  • Andréa Oliveira

    Fábio, muito obrigada pelo texto. realmente, esclarecedor. Gostaria de tirar apenas uma dúvida…no caso de quem faz curso presencial (antes de sair o edital) como deve ser feita essa organização de estudo? Montar o plano de acordo com os horários de aula? Exemplo: se tenho aula de português em um dia, estudo video aula + exercicio + revisão desse assunto nos horários que tiver disponivel? desde já, muito obrigada!!

    • Fábio Manfrin

      Olá Andréa. Segundo o Professor Pier, o ideal é que você estude em casa as matérias que viu na aula, no mesmo dia. Se por algum motivo não conseguir fazer isso, procure montar um cronograma de estudos no modelo de ciclo de estudos e, aos poucos, vá adicionando mais matérias até englobar todas do edital, conforme este artigo explica. Não se esqueça de resolver muitas questões. É fundamental e vai acelerar a sua preparação. Abraço e bons estudos!

  • Raquel

    Bom dia Fabio, não recebi as planilhas, poderia enviar no meu email por gentileza . Grato!

    • Fábio Manfrin

      Planilhas enviadas Raquel. 😉

  • Ana

    Boa tarde Fábio! Não recebi as planilhas…poderia me enviar por favor? Meu e-mail é afrigamonti@hotmail.com…muito obrigada!

    • Fábio Manfrin

      Olá Ana. Tudo certo. Planilhas no seu email 🙂

  • Thais Cabral

    Boa tarde Fábio! Não recebi as planilhas…Poderia enviar ao meu e-mail, por favor? Meu e-mail é: thaiscabralpi@gmail.com
    Agradeço desde já!

    • Fábio Manfrin

      Olá Thais. Acabei de enviá-las, Pode conferir. Bons estudos!

  • Leandro Dantas

    Boa tarde Fábio! Não consegui receber as planilhas, você poderia encaminha-las ? Obrigado.
    dantasautomacao@gmail.com

    • Fábio Manfrin

      Planilhas enviadas por email 😉

  • Ronier Augusto

    Boa noite Fábio! É possível me enviar as planilhas? Não recebi pelo modus operandi do site. Obrigado desde já! ronieraugusto@gmail.com

    • Fábio Manfrin

      Enviei as planilhas para seu email. Abraço!

  • Denis Cyrillo

    Boa noite Fábio! Por gentileza poderia me enviar as planilhas também? Não recebi pelo site…..deniscyrillo@gmail.com Obrigado!

    • Fábio Manfrin

      Olá Denis. Pode conferir no seu email…

  • Fabíola Malcher

    Fábio, também não recebi as planilhas, você pode enviar para o meu e-mail. Grata!

    fabiolanerimalcher@gmail.com

    • Fábio Manfrin

      Olá Fabíola. Corrigi o sistema e enviei para seu email as planilhas…

  • Ana Luisa Altieri

    Oi Fábio! Gostaria de entender uma coisa, nos ciclos há as fases. Cada fase, por exemplo a primeira, é para segunda-feira. A segunda fase é para terça-feira e por aí vai. Estou certa? Ou todas as fases devem acontecer em um dia?

    Recebi as planilhas. Show! Adorei!
    Aguardo sua reposta.

    • Fábio Manfrin

      Olá Ana! Olha só, cada fase não corresponde a 1 dia. Você não precisa estudar 5h por dia. Vai estudar quanto tempo tiver disponível, pode ser menos ou mais. Se tiver pouco tempo, você pode estudar uma ou duas disciplinas ou mesmo parar na metade ou qualquer outro ponto de alguma delas. Assim que arrumar tempo – pode ser no mesmo dia ou no dia seguinte – você deve retomar os estudos do ponto exato em que parou. Você vai lançar as horas estudadas na coluna vermelha da planilha. A coluna verde vai somando automaticamente as horas lançadas na coluna vermelha. Se você levar 3, 5 ou 10 dias para completar uma rodada do ciclo, isso é com você. Você que sabe quantas horas tem disponíveis por dia. Depende da sua rotina e da sua motivação. Monitore quanto tempo levou para completar o ciclo e, da próxima vez, tente reduzir esse tempo. É um desafio. Bons estudos!

  • Aline

    Olá Fabio! Poderia me passar a planilha por e-mail? Obrigada, abraço

    • Fábio Manfrin

      Olá Aline. Para receber as planilhas, basta colocar seu email “ali em cima” e clicar em “Eu quero receber as 3 Planilhas”. Se mesmo assim não receber, avise-me…

  • Nayara Belo

    Fabio, sera que você poderia me enviar as planilhas? Obrigada
    Nayarabelo@hotmail.com

    • Fábio Manfrin

      Oi Nayara! Para receber as planilhas, basta colocar seu email “ali em cima” e clicar em “Eu quero receber as 3 Planilhas”. Se mesmo assim não receber, avise-me…

  • GABRIELA

    Oi Fabio, estou sem nenhum edital. Devo pegar um edital passado para montar o ciclo? Ou vou estudando as materias que sao comuns para minha area? na planilha que vc envia são 7 fases, eu repito as 4 materias da primeira fase até a setima ou vou mudando de uma fase para outra? sou administradora. obrigada!!

    • Fábio Manfrin

      Oi Gabi. Sim. Você deve montar seu ciclo inicial com base em matérias do edital passado. O edital é a lei do concurso. Todo o seu estudo deve se basear no edital. Ele pode mudar para o próximo concurso, mas é muito provável que a maioria das matérias e do conteúdo permaneçam os mesmos. Muitas vezes o edital é exatamente igual ao anterior. Aliás, você não só deve montar seu ciclo com base no edital anterior, como também estudar com base no conteúdo cobrado pelo edital anterior. Na planilha você vai da esquerda para a direita, até o final, e depois desce para a fase seguinte e assim por diante…Bons estudos!

  • Sterphane Ximenes

    Oii Fabio.. Adorei a ideia dos ciclos! Estou tentando estudar ha um tempo pelo metodo tradicional mas toda vez que não cumpro o que foi estipulado para o dia fico frustrada, exatamente como vc colocou.. Vc poderia enviar as planilhas no meu email, por favor?

    • Fábio Manfrin

      Oi Sterphane! Para receber as planilhas, basta colocar seu email “ali em cima” e clicar em “Eu quero receber as 3 Planilhas”. De qualquer forma, enviei para seu email…Bons estudos 😉

  • Jefferson Borges

    Bom dia, coloquei o email mas não consegui receber as planilhas.

    • Fábio Manfrin

      Oi Jefferson. Planilhas enviadas para seu email. Obrigado pela compreensão.

  • Gabriela Maia

    Olá Fábio! Não estou conseguindo solicitar as planilhas, aparece a seguinte mensagem: erro na conexão com o banco de dados(code #2002). Por favor, você pode enviar as planilhas direto para o meu e-mail (gabriela.maias@gmail.com)

    • Fábio Manfrin

      Oi Gabriela. Planilhas enviadas para seu email. Obrigado pela compreensão.

  • Barbara Alves

    Adorei as planilhas, pois nunca consegui me adaptar aos cronogramas clássicos. No entanto, não consigo pegar as planilhas que tu disponibilizou. Tens como me encaminhar? Obrigada!
    bsilvaalves89@gmail.com

    • Fábio Manfrin

      Oi Bárbara. Planilhas enviadas para seu email. Obrigado pela compreensão.

  • Juliana

    Boa tarde, Fábio! Poderia me enviar as planilhas? Aparece uma mensagem de erro quando tento solicitar. Obrigada!
    juliana_olinda@hotmail.com

    • Fábio Manfrin

      Olá Juliana. Planilhas enviadas para seu email. Obrigado pela compreensão.

  • Késia Silva

    Boa noite Fábio, pode me enviar as planilhas por favor? Está dando erro ao tentar baixa-las. kesia.ksb@gmail.com
    Muito obrigada!

    • Fábio Manfrin

      Oi Késia. Planilhas enviadas para seu email. 😉

  • mariana

    Olá, Fábio! também tentei solicitar as planilhas mas está dando erro. Poderia me envia-las? mariana-rabello@hotmail.com
    Grata =)

    • Fábio Manfrin

      Olá Mariana. Planilhas enviadas para seu email.

  • Talita Dembinski

    Boa noite, Fábio! Poderia me enviar as planilhas? Aparece uma mensagem de erro quando tento solicitar. Obrigada!
    talitadembinski@gmail.com

    • Fábio Manfrin

      Olá Talita. Planilhas enviadas para seu email.

  • willian

    Poderia enviar as planilhas no meu email tbm?
    willian.cama.souza@gmail.com

    • Fábio Manfrin

      Olá William. Planilhas enviadas para seu email.

  • Pamela

    Olá, Fábio. Você poderia me enviar as planilhas, por favor? 🙂

    • Fábio Manfrin

      Oi Pamela. Qual seu email?

  • Raquel FUCIDJI

    Olá Fábio! Tudo bem? Pode me encaminhar as planilhas, por gentileza? Tentei inserir no campo ao longo da página, mas deu erro. fucidji.raquelneves@hotmail.com. Agradeço muito!

    • Fábio Manfrin

      Oi Raquel. Planilhas enviadas. 🙂

  • Rafael Abílio

    Oi Fábio! Pode me encaminhar as planilhas, por gentileza? Não estou conseguindo através do link e tentei inserir no campo ao longo da página, mas tá fora do ar. faeldias89@gmail.com Agradeço muito!

    • Fábio Manfrin

      Oi Rafael. O sistema voltou a funcionar corretamente. Assim mesmo enviei as planilhas para seu email. Abraço!

  • Rudolf Louis

    Olá Fábio, também não consegui por meio do site, possível enviar ao meu email? rudolf.louis90@gmail.com

    Obrigado.

    • Fábio Manfrin

      Oi Rudolf. O sistema voltou a funcionar corretamente. Assim mesmo enviei as planilhas para seu email. Abraço!

  • nayara

    Olá Fábio! Excelente explicação. Estou estudando para o Concurso do Senado, mas trabalho o dia todo, e tenho apenas a parte da noite para estudar. Com certeza essa planilha vai me ajudar bastante!! Coloquei meu email, mas não recebi (nem na caixa de spam). Poderia me enviar por gentileza? nayara_guedess@hotmail.com
    Obrigada!

    • Fábio Manfrin

      Oi Nayara. Planilhas enviadas para seu e-mail. Fico feliz que tenha gostado 🙂 Bons estudos!

  • Willians Almeida

    Boa tarde Fábio! Não recebi as planilhas…Poderia enviar ao meu e-mail, por favor? Meu e-mail é: willians.cordeiro@hotmail.com
    Agradeço desde já!

    • Fábio Manfrin

      Oi Willians. Planilhas enviadas para seu e-mail. Abraço!

  • andreia

    GOSTARIA QUE ME ENVIASSE AS PLANILHAS, POR FAVOR!! andreiabragabraga@hotmail.com

    • Fábio Manfrin

      Oi Andreia. Planilhas enviadas para seu e-mail. Bons estudos!

  • eduardo

    Fábio, não estou recebendo as planilhas, mande para meu e-mail por gentileza! eduardoheinzen@hotmail.com

    • Fábio Manfrin

      Oi Eduardo. Planilhas enviadas. Abraço!

  • Gabriel Gomes

    Fábio, não estou recebendo as planilhas, mande para meu e-mail por gentileza! gabriel.fgomes[arroba]gmail.com

    • Fábio Manfrin

      Oi Gabriel. Planilhas enviadas para o e-mail informado. Valeu!

  • Fernanda M.

    Fabio, poderia me mandar as planilhas por favor? fernandamendonca1981@gmail.com

    • Fábio Manfrin

      Tudo certo Fernanda. Planilhas no seu e-mail. 🙂

  • Michelle

    Fábio, me mande as planilhas por favor, michellephs@gmail.com Obrigada.

    • Fábio Manfrin

      Olá Michelle. As planilhas foram enviadas. Obrigado por acompanhar nosso blog. 🙂

  • Guilherme Gomes Nunes

    Olá, Fábio. Gostei muito das dicas. Você poderia me enviar as planilhas, por favor? econ.guilherme@gmail.com

    • Fábio Manfrin

      Grande Guilherme. Planilhas enviadas. Desculpe-me pela demora. Abraço.

  • Denise Rebouças

    Oi, Fábio! Excelente plano de estudos. Por gentileza, você poderia me mandar as planilhas por e-mail? denisereboucas@hotmail.com
    Obrigada!

  • Raul Mourão

    Olá, Fábio. Gostei muito das dicas. Você poderia me enviar as planilhas, por favor? raul.mouraoadv@gmail.com

    • Fábio Manfrin

      Fala Raul. Planilhas enviadas para seu e-mail. Abraço.

  • Alison

    Olá Fabio! Você poderia me enviar as planilhas, por favor! alisongeo01@gmail.com … Obrigado!

    • Fábio Manfrin

      Oi Alison. Mandei as planilhas para você. Abraço!

  • Bethegeuze

    Olá Fabio! Você de receber as planilhas, por favor! bethegeuze@gmail.com

    • Fábio Manfrin

      Oi Bethe. Planilhas no seu e-mail. Abraço 🙂

  • Gabrielle Reis

    Olá Fábio, adorei a explicação e gostaria de receber o material por e-mail.
    gabriellereisp@gmail.com

  • Anny

    Olá Fabio! Poderia me enviar a planilha. O e-mail é annyrebecca.tufrei@hotmail.com
    Obrigada.

    • Fábio Manfrin

      Olá Anny. Enviei as planilhas para você. Abraço. 🙂

  • Tania Regina Yorgos

    Boa Tarde Fabio , eu tenho uma duvida esse método funciona para quem tem uma rotina de 8 horas de trabalho mais a rotina de casa com os filhos,trabalhos das 6:50 as 11:00 retorno as 12:50 e saio as 16:40 pego as filhos as 17:30 ai sim fico em casa com rotinas de jantar e cuidas das crianças , não estou conseguindo colocar uma rotina nesses meus horários e estou me sentindo frustrada , quero muito conseguir uma nova chance de trabalho, você poderia me dar um
    a dica?ficaria muito agradecida…obrigada!

    • Fábio Manfrin

      Olá Tania. A grande vantagem do ciclo de estudos é que ele se adapta aos imprevistos da sua rotina. Explicando melhor, mesmo que haja um imprevisto em um determinado dia, você não precisar alterar todo o plano. Todavia, para funcionar, você precisa encontrar um tempo para os estudos na sua rotina…Não precisa ser o mesmo horário todos os dias, mas único jeito de passar é estudar e para isso você precisa de tempo…Procure organizar melhor a sua rotina e tente perceber em qual momento do dia pode achar um tempo para estudar. Comece estudando 1h por dia. Depois, tente aumentar esse tempo. Espero que consiga. Abraço!

  • Luís Fernando Leitte

    Bom dia Fabio, gostaria de receber um exemplar dessa planilha. Meu e-mail é luisfernandoleitte@gmail.com. Fico no aguardo

    • Fábio Manfrin

      Oi Luis. Planilhas enviadas. Abraço!

  • Bruna Fernanda Carsoso de Oliv

    me mande as planilhas por favor? brunafernandaco@gmail.com

    • Fábio Manfrin

      Olá Bruna. Planilhas enviadas para seu email. Abraço! 😉

  • David de Freitas

    Olá Fábio Manfrin! Quero e vou passar no concurso da SEFAZ/AL e conto com sua valiosa ajuda. Mande-me as planilhas para: daviris@bol.com.br. Grato!

    • Fábio Manfrin

      Bom dia David. Planilhas enviadas para seu email. Apenas lembrando aos demais leitores do Blog que as planilhas são enviadas automaticamente quando o formulário, ao final do artigo, é preenchido com email.

  • Allain Cipriani Fagundes

    Olá Fabio! Também gostaria de receber as planilhas!
    aciprianifagundes@yahoo.com

    • Fábio Manfrin

      Olá Allain. Planilhas enviadas para seu email. Apenas lembrando aos demais leitores do Blog que as planilhas são enviadas automaticamente quando o formulário, ao final do artigo, é preenchido com email.

  • Sueli Simão

    Olá preenchi o formulário e as planilhas não foram enviadas automaticamente. Poderia enviá-las? Obrigada.

    • Fábio Manfrin

      Oi Sueli. Planilhas enviadas para seu email. Bons estudos 😉 Apenas lembrando aos demais leitores do Blog que as planilhas são enviadas automaticamente quando o formulário, ao final do artigo, é preenchido com email.

  • Duílio José Bolfarini Teixeira

    Olá Fábio preenchi o formulário e as planilhas não foram enviadas automaticamente. Poderia enviá-las? Obrigado.
    duiliobolfarini@gmail.com

  • tiago

    Bom dia Fabio, gostaria de receber um exemplar dessa planilha. Meu e-mail é tiago_w12@hotmail.com.

    • Fábio Manfrin

      Oi Tiago. Enviei as planilhas para o email indicado. Apenas lembrando aos demais leitores do Blog que as planilhas são enviadas automaticamente quando o formulário, ao final do artigo, é preenchido com email.

  • Tatyane Arquimedes

    Olá Fabio ! As minha planilhas não chegaram! arquimedes.taty@gmail.com…. Desde já agradeço

    • Fábio Manfrin

      Oi Taty. Planilhas enviadas novamente. Bons estudos! 🙂

  • FABIO ISMÉRIO

    Fábio, poderia, por favor, me enviar o material pós edital? Meu e-mail é geussiane@hotmail.com

    • Fábio Manfrin

      Oi Fábio. Planilhas enviadas para seu email. Qualquer dúvida, pode entrar em contato. Abraço!

  • khristopher

    não chegou as planilhas gostei muito da técnica gostaria de tentar usar elas . Poderia enviar elas para o meu E-mail khristopher.lima@gmail.com desde já muito obrigado vou usar essas técnicas. Na minha preparação para o concurso CEF .

    • Fábio Manfrin

      Oi Khristopher. Planilhas enviadas para seu email. Boa sorte no concurso da CEF. Abraço!

  • Júlio Luiz

    Muito obrigado mesmo! Esse artigo é excelente e consegui as planilhas que com certeza vão me ajudar ainda mais! Agradeço novamente! Abraço!

    • Fábio Manfrin

      Oi Júlio. Fico feliz que tenha gostado do artigo. Obrigado! Bons estudos! Um grande abraço!

  • Jaqueliny Aquino

    Oi Fabio, poderia me enviar as planilhas por favor?! Meu email é nininhaquino@gmail.com. Desde já agradeço.

    • Fábio Manfrin

      Olá Jaque. Planilhas enviadas para seu email. Bons estudos! 🙂

  • sansu

    olá Fábio amei as dicas ! Você poderia me enviar as planilhas ? sansuellen.islayne@hotmail.com
    Agradeço desde já , forte abraço .

    • Fábio Manfrin

      Olá! Obrigado. Que bom que gostou. Fico muito feliz 🙂 Planilhas enviadas para seu email. Abraço!

  • Rafael Souza

    Olá Fábio, gostaria de receber as planilhas. rafa_1312@hotmail.com. Agradeço, abraços.

    • Fábio Manfrin

      Planilhas enviadas Rafael. Abraço!

  • Gabriel Santos

    Fábio, excelentes dicas.
    gostaria de receber as planilhas, desde já obrigado, lgabriel.s178@gmail.com

    • Fábio Manfrin

      Planilhas enviadas Gabriel. Qualquer coisa, avise-me!

  • Walter

    Fábio, Dicas valiosas.
    gostaria de receber as planilhas, obrigado, albuquerque.aguiar@bol.com.br

    • Fábio Manfrin

      Oi Walter. Desculpe-me pela demora. Planilhas no seu email. Pode conferir. Abraço!

  • Bruna

    Olá Fábio. Amei as dicas. Pode me enviar as planilhas? bruna-thaysg1@hotmail.com

    • Fábio Manfrin

      Oi Bruna. Já estão no seu email. Bons estudos!

  • Ozeas Costa

    Dicas valiosíssimas, Fabio.Ficarei grato se puder enviá-las para meu e-mail: ozeasfilho10@hotmail.com.

    • Fábio Manfrin

      Oi Ozeas. Já enviei as planilhas. Abraço!

  • Hellen Rosa

    Olá gostaria de receber as planilhas. helenbranquinhai@gmail.com

    • Fábio Manfrin

      Oi Hellen. Planilhas enviadas no seu e-mail. Desculpe-me pela demora…

  • Maira Cristiane

    Olá , Fábio! Que blog perfeito ! Conheci hoje , por gentileza , quero muito receber as planilhas , ok! Meu e-mail : sdmaira@yahoo.com.br ou mairacristianne@gmail.com !
    Desde já agradeço!

    • Fábio Manfrin

      Obrigado Maira. Em breve mais artigos como este. Planilhas no seu email…

  • Gabriel Santos

    Fábio, excelentes dicas.
    gostaria de receber as planilhas, desde já obrigado, lgabriel.s178@gmail.com

    • Fábio Manfrin

      Oi Gabriel. Obrigado. Planilhas no seu email…

  • Diesica

    Olá, gostaria de receber as planilhas, diesicabaron@gmail.com

    • Fábio Manfrin

      Olá. Planilhas enviadas! Bons estudos…

  • Juliana Mara

    Olá, Fábio!
    Gostaria de receber as planilhas, se possível.
    Segue meu email: julianamaraos@hotmail.com

    • Fábio Manfrin

      Oi Ju. Planilhas enviadas. Desculpe-me pela demora. Bons estudos!

  • Goa

    Bom dia, Fábio. Agradeço as instruções. Peço, por favor, o envio das planilhas para goatrancebr@gmail.com

  • Thiago

    Excelente blog, agradeço se fizer o envio para o meu email: thiagocastro8@hotmail.com.

    • Fábio Manfrin

      Valeu Thiago. Planilhas enviadas no seu e-mail…

  • Felipe Moura

    Revolucionário! Trabalho cuidadoso e denso. Expandiu minha visão de tudo um pouco. Gostei bastante, Fábio. Cara, obrigado de coração! Por favor, envia as planilhas pro meu e-mail: fmouracamara@gmail.com – Forte abraço.

    • Fábio Manfrin

      Oi Felipe. Fico feliz que tenha gostado. Planilhas no seu email. Desculpe-me pela demora…

  • Renata Martendal

    Fábio, parabéns pelo trabalho!

    Gostaria de receber as planilhas, favor enviar para meu e-mail: re.martendal@gmail.com

    Muitíssimo obrigada!

    • Fábio Manfrin

      Obrigado Renata. Planilhas no seu e-mail. 🙂

  • Olá Fabio, excelente artigo, deixou claro bastante coisa, dá para usar esse metódo e se organizar de forma melhor para os estudos.

    Obs.: Não está funcionando o formulário para receber o email de download da planilha? pois aqui cadastrei duas vezes o email e não chegou nada em lugar nenhuma (inbox e spam).

    VALEU!

    • Fábio Manfrin

      Obrigado mesmo Guilherme. Enviei as planilhas para seu e-mail, caso queira utilizá-las. Valeu pelo aviso. Vou consertar o formulário…

  • kamilla rufino

    Parabéns pelo trabalho. Gostaria de receber as planilhas, desde já obrigado. kamillarufino@hotmail.com

    • Fábio Manfrin

      Que bom que gostou Kamilla. Planilhas enviadas para o e-mail informado! Bons estudos…

  • Cecilia Araujo

    Parabéns pelo seu trabalho adorei!! Gostaria de receber as planilhas, ceciliaa_lima@live.com!!
    Obrigada!!

    • Fábio Manfrin

      Obrigado Cecilia. Planilhas enviadas para o e-mail informado! Bons estudos…

  • Tainá Gonçalves

    Olá, Fábio! Parabéns pelo trabalho, adorei o artigo! Se incomodaria em me enviar, as planilhas, por favor? Tentei pelo fomulário, mas não funcionou, nem na caixa de spam está. Meu e-mail é tainanikit@gmail.com Obrigada!!!

    • Fábio Manfrin

      Olá Tainá. Estamos com problemas técnicos no formulário de envio. Planilhas enviadas para o seu e-mail. Desculpe-me pela demora…

  • Ewerton Maia

    Oi Fábio, gostei muito do artigo, se possível poderia me enviar as planilhas para ewertonmb@hotmail.com, pois pelo formulário não recebi. Agradecido!!!

    • Fábio Manfrin

      Oi Ewerton. Planilhas enviadas para o e-mail informado! Bons estudos…

  • caroline azevedo

    Boa Noite ! caso alguém tenha recebido pode por favor me enviar ? carolineazevedo563@gmail.com
    Obrigada

    • Fábio Manfrin

      Olá. Planilhas enviadas para o e-mail informado! Bons estudos…

  • Rosane Martins

    Gostaria de receber as planilhas. Nao recebi pelo cadastro. Pode envia-las para meu e-mail, por gentileza. rosanedovid@yahoo.com.br

    • Fábio Manfrin

      Planilhas enviadas para o e-mail informado! Bons estudos…

  • Marcela Cunha

    Sobre o ciclo de estudos, voce disse que uma das vantagens é ver mais vezes a materia. Porem, se eu colocar 10 materias por exemplo, nao demoraria tempo demais pra ver a 1ª de novo?
    Obrigada

    • Fábio Manfrin

      Oi Marcela. Eu aconselho começar com um ciclo pequeno, com 4 matérias. Assim, o tempo é mais curto para rever cada uma delas. Com o passar do tempo, você vai adicionando outras. Note que ao adicionar outras, você também pode diminuir o tempo dessas matérias iniciais, uma vez que já terá um domínio maior sobre elas. Mesmo em um ciclo avançado com 10 matérias, você irá rever em menos tempo do que estudar uma matéria completa e só depois passar para a outra. Assim, quando chegasse na décima, não se lembraria da primeira…Bons estudos!

      • Marcela Cunha

        Entendi.. muito obrigada =)
        Voce poderia me envia as planilhas? Não recebi pelo cadastro
        marcelacp10@hotmail.com

        • Fábio Manfrin

          Planilhas enviadas!

  • Linaiane Aguiar

    Boa tarde, Fábio! Poderia me enviar as planilhas? linaiane_aguiar@hotmail.com. Desde já, agradeço!

    • Fábio Manfrin

      Olá Linaiane. Já enviei as planilhas. Bons estudos!

  • Lorrayne

    Oi, tem como me enviar as planilhas? meu email é lorrayne.galvao@br.ey.com

    obrigada.

    • Fábio Manfrin

      Bom dia Lorrayne. Planilhadas enviadas para seu email. 🙂

  • Thiago Cardoso

    Se possível, poderia enviar as planilhas? Fiz o cadastro e ainda não as recebi. Meu e-mail: sitepor1099@outlook.com

    • Fábio Manfrin

      Fala Thiago. Planilha já no seu email. Abraço!

  • deia_galvao

    Adorei o seu post!
    Espero que consiga me organizar melhor!
    Por sinal, não conhecia o site! Adorei!
    Também não recebi a planilha, poderia me enviar? Meu e-mail é deia_galvao@hotmail.com
    Muito obrigada!

    • Fábio Manfrin

      Obrigado Deia. Planilha enviada. Bons estudos!

  • Sandreia

    Você pode me enviar as planilhas?
    sandreia.martel@hotmail.com

    • Fábio Manfrin

      Bom dia Sandreia. Planilhas enviadas para seu email. Bons estudos!

      • Fellipe Vieira

        Fábio, você poderia enviar as 3 planilhas para o meu e-mail?
        Meu endereço de e-mail é lipesv@gmail.com

      • Fellipe Vieira

        Boa tarde Fábio
        Você poderia enviar as planilhas para o meu endereço de e-mail?
        Meu endereço de e-mail é lipesv@gmail.com

  • Robson Goes

    Oi ! poderia me enviar as tabelas? agradeço muito!
    concurson@hotmail.com

    • Fábio Manfrin

      Oi Robson. Peço desculpas pela demora. Planilhas no seu e-mail 🙂

  • Brunna

    Boa tarde! Poderia me enviar a planilha?
    brunnafquiliao@hotmail.com

    • Fábio Manfrin

      Olá Bruna. Planilhas já estão no seu e-mail. Bons estudos!

  • Pâmella Lopes

    Boa tarde, poderia me enviar as planilhas??
    pamellasousa23@hotmail.com

    • Fábio Manfrin

      Oi Pâmella. Planilhas enviadas para seu e-mail. Bons estudos 🙂

  • wilson

    gostaria da planilha tambem, site muito bom mesmo.
    wilsonfgj@live.com

  • Fellipe Vieira

    Amigo, eu informei o meu e-mail mas não identifiquei o envio das planilhas.
    Você poderia enviá-las para o meu e-mail?
    lipesv@gmail.com

    • Fábio Manfrin

      Planilhas no e-mail…

  • Camila Canella

    Boa noite ! Poderia me enviar as planilhas?
    camilacanella@gmail.com
    obrigada

    • Fábio Manfrin

      Olá Camila. Planilhas no seu e-mail. Abraço!

  • Carla Valeria Vieira da Silva

    não recebi as planilhas seria possivel enviar pra mim? advcarlasoares@gmail.com obrigada!
    adorei o post e a organização.

    • Fábio Manfrin

      Oi Carla. Planilhas no seu e-mail. Obrigado pela paciência…Bons estudos!

  • Deusire F Deusire

    Boa noite Fabio, Achei o artigo ótimo quero utilizar este método. Pode enviar as planilhas, por favor. Meu e-mail deusire2@gmail.com.
    Obrigada
    Deusire

    • Fábio Manfrin

      Olá Deusire. Já enviei as planilhas. Pode conferir no seu e-mail.

      • Deusire Castro

        Olá Fábio, Recebi as planilhas e já comecei a estudar por elas, tudo ficou fácil com planejamento. Obrigada pela atenção e colaboração. Este site é nota dez.
        Moro no Distrito Federal (Brasília) na região administrativa Núcleo Bandeirante.
        Um forte abraço mestre.

  • Fellipe Vieira

    Boa noite Fábio
    Fiz uma solicitação para envio das planilhas mas mesmas não chegaram no e-mail que eu informei.
    Você poderia envia-las para o e-mail lipesv@gmail.com ?

    • Fábio Manfrin

      Planilhas enviadas…

  • Thais M S Cortez

    Boa tarde, as planilhas não chegaram no email , poderiam me enviar? thaismscortez@gmail.com. Muito obrigada

  • Fellipe Vieira

    Amigo,

    Já postei umas 3 mensagens aqui no site, perguntando à respeito da viabilidade de serem enviadas, as planilhas para o meu endereço de e-mail. Ao acessar o site, quando o usuário informa o seu e-mail, o mesmo site diz que as planilhas enviadas logo em seguida. As planilhas não existem ou há está havendo algum problema no envio das mesmas? Meu endereço de e-mail é lipesv@gmail.com

    • Fábio Manfrin

      Oi Fellipe. Estou tentando resolver o problema dos formulários do site. Em breve será solucionado. Planilhas enviadas para seu e-mail. Obrigado pela paciência…

  • Yanko Peçanha

    Fala Fábio, boa tarde. Muito bem elaborado o post, gostei muito. Mas, infelizmente, não recebi as planilhas pelo formulário, teria como me enviar pelo meu e-mail: yankopecanha1268@gmail.com, fazendo aquele favorzão. Desde já agradeço, abraço!

    • Fábio Manfrin

      Oi Yanko. Planilhas enviadas para seu e-mail. Bons estudos! Abraço

  • Gabriele

    Boa Noite Fabio,
    Estou estudando formas de melhorar meu desempenho nos estudos e me deparei com sua pagina, adorei a técnica, parece eficiente. Existe alguma forma de ter acesso as planilhas?

    • Fábio Manfrin

      Oi Gabi. Planilhas estão no seu e-mail…

  • Yonara

    alguém poderia enviar para o meu email??
    yonarab18@gmail.com

    • Fábio Manfrin

      Oi Yonara. Já enviei as planilhas para seu e-mail. Bons estudos!

  • Beatriz Camargo

    Boa noite Fábio,
    Gostaria de receber as planilhas,
    eng.mateus@outlook.com.br

    Abraço

    • Fábio Manfrin

      Oi Beatriz. Planilhas no seu e-mail. Obrigado 🙂

  • Alessandra Gonçalves

    Olá Fabio.
    Fiz o preenchimento do formulário para receber e também não recebi.
    Poderia enviar para o meu e-mail?
    alessandra.gnc@live.com
    Muito obrigada desde já.

    • Fábio Manfrin

      Oi Alessandra. Planilhas enviadas para o seu e-mail 🙂

  • deysiane monteiro

    ate agora nao recebi o e-mail com as planilhas quem tiver recebido manda para meu e-mail monteirodeysiane@gmail.com ,seria bom uma explicaçao em video do calendario de estudos e quadro de controle de estudos

    • Fábio Manfrin

      Oi Deysiane. As Planilhas já estão no seu e-mail. Bons estudos!

  • Juliana Schutz

    Oi, parabéns pelo conteúdo. Você pode enviar as planilhas por e-mail? julianagaropaba@hotmail.com Obrigada.

    • Fábio Manfrin

      Oi Juliana. Planilhas enviadas para seu e-mail. Bons estudos 😉

  • Guilherme Santana

    Boa noite, ainda não recebi as planilhas, podes encaminhar para: guilherme1_1@hotmail.com

    • Fábio Manfrin

      Olá Guilherme. Planilhas enviadas para o e-mail informado!

  • Renan

    Por favor, tem como alguém enviar as planilhas pra mim??
    diogo.re.nan@hotmail.com

    Desde já agradeço

    • Fábio Manfrin

      Oi Renan. Planilhas enviadas para seu e-mail. Abraço

  • Veronica Araujo

    Boa noite, Fábio! Poderia me enviar as planilhas? veronicaaraujo425@gmail.com , desde já agradeço.

    • Fábio Manfrin

      Olá Verônica. Planilhas no seu e-mail. 🙂

  • Ana Clarissa

    Bom dia, não recebi as planilhas por e-mail, será que você podia me reenviar?
    anaclarissa.mota@gmail.com

    Obrigada!

    • Fábio Manfrin

      Oi Ana. Planilhas enviadas para seu e-mail. Bons estudos!

  • Yuan Silva

    Boa noite Fábio,gostaria muito de começar a utilizar as panilhas, pois n recebi, você pode reenviar? email yuanex.wow@hotmail.com

    • Fábio Manfrin

      Acabei de enviar para seu e-mail. Bons estudos…

      • Yuan Silva

        Muito obrigado.

  • Yuan Silva

    E cara parabéns pelo conteúdo.

    • Fábio Manfrin

      Obrigado mesmo Yuan!

  • Carolinne Batista

    Bom dia, não recebi as planilhas por e-mail, será que você podia me re-enviar?
    carolbqadireito@gmail.com

    Obrigada!

    • Fábio Manfrin

      Oi Carol. Planilhas no seu e-mail…

  • Ana Paula Albuquerque

    Boa noite, gostei muito do conteúdo do blog. Muito bom! Fábio! será que você poderia me enviar as planilhas por e-mail? anapaulaaalbuquerque@gmail.com
    Desde jà, agradeço.

    • Fábio Manfrin

      Oi Ana. Já mandei as planilhas para seu e-mail…

  • Priscilla

    Boa tarde, Fábio! Eu não recebi as planilhas conforme informa no blog, solicitei 3 vezes mas não obtive êxito, poderia me enviar por gentileza? priscillaazevedo13@gmail.com
    Desde já agradeço.

    • Fábio Manfrin

      Oi Priscilla. Planilhas enviadas para seu e-mail. Obrigado pela paciência. Bons estudos!

  • Rayssa Neves

    Olá Fábio, gostaria muito de receber as planilhas!
    Meu email é rayssanvs@gmail.com e tenho certeza que esse material faria toda
    a diferença para os meus estudos.
    Obrigada

    • Fábio Manfrin

      Oi Rayssa. Planilhas no seu e-mail. Bons estudos!

  • Jessyca Mendes

    Oii, não recebi as planilhas no meu e-mail !
    Você poderia enviar no meu email jessyca.jm@hotmail.com,
    obrigada.

    • Fábio Manfrin

      Olá Jessyca. Já enviei as planilhas para seu e-mail. 😉

  • Cintia

    Boa tarde!
    Eu não recebi as planilhas. Por gentileza, você poderia me enviar?
    cintia.07@hotmail.com

    Obrigada.

    • Fábio Manfrin

      Olá Cintia. Planilhas enviadas para seu e-mail…Bons estudos!

  • Rayane

    Boa noite, Pode enviar as planilhas para o meu e-mail? rayaneluiza.lira@gmail.com
    Obrigada desde já.

    • Fábio Manfrin

      Oi Rayane. Planilhas no seu e-mail. 🙂

  • Evangelista Monteiro

    Olá,Fábio!Gostei muito das dicas de planejamento,onde já tive muitas dificuldades.Tentei várias vezes,mas não recebi as planilhas.Se puder enviá-las o meu e-mail é Evangelista2607@gmail.com,obrigado.

    • Fábio Manfrin

      OI Monteiro. Acabei de enviar as planilhas para seu email. Bons estudos!

  • Thiago Helton ♿

    Olá, por gentileza, poderia me enviar. Não chegaram. thiagohelton.adv@gmail.com

    • Fábio Manfrin

      Oi Thiago. Acabei de enviar as planilhas para seu email. Confere lá…abraço!

  • Jessica

    Não recebi as planilhas
    Jessicamoura@outlook.com

    • Fábio Manfrin

      Oi Jessica. Enviei as planilhas para seu email…Obrigado!

  • Ingryd Krasota

    Olá. 🙂
    Também não recebi as planilhas por email.
    Você poderia enviar? inn.krasota@gmail.com
    Obrigada!

    • Fábio Manfrin

      Olá Ingryd. Planilhas já estão no seu email…

  • Ana

    Oi! Não recebi as planilhas pelo email, poderia enviar por gentileza? anacristalmel@gmail.com
    🙂

    • Fábio Manfrin

      Oi Ana. Acabei de enviar para seu email…

  • Olá, também não recebi as planilhas, poderia por favor me enviar? yberardinelliadv@outlook.com
    Obrigada!

    • Fábio Manfrin

      Oi Yasmin. Planilhas enviadas para seu email. Bons estudos…

  • Jessica M.

    gostaria de receber as planilhas jessica_depalma@hotmail.com

    • Fábio Manfrin

      Oi Jessica. As planilhas foram enviadas para seu email…

  • Andresa

    Olá eu tbm ñ recebi as planilhas😢,andresa_costa95@hotmail.com

    • Fábio Manfrin

      Olá Andresa. Envei as planilhas para o email informado. Bons estudos!

  • Graziele Félis

    Pode enviar as planilhas para o meu e-mail?
    grazielefelis@gmail.com
    Obrigado

    • Fábio Manfrin

      Olá Grazi. Planilhas já no seu email. 🙂

  • Maya Souza

    Fabio, poderia me enviar as planilhas, por favor? Elas não chegaram no meu e-mail. Obrigada! maya_souz@hotmail.com

    • Fábio Manfrin

      Oi Maya. Planilhas enviadas. Bons estudos 🙂

  • Jakeline

    Também não recebi as planilhas, poderia me enviar por favor??
    jakeferreirab@gmail.com

    • Fábio Manfrin

      Oi Jakeline. Tentei enviar para seu email, mas não deu certo. O endereço está correto? Corrigi os formulários do blog. Agora você pode colocar seu email diretamente no formulário do artigo e deve receber as planilhas em 5 minutos…

  • thamires mota

    Oi pode me enviar as planilhas? não chegaram…
    thammyrodriguess@hotmail.com

    • Fábio Manfrin

      Oi Thamires. Às vezes demora alguns minutos para chegar depois que preenche o email. Planilhas enviadas novamente. Bons estudos!

  • Bruna

    Oi, poderia me enviar as planilhas? brunarisques@gmail.com

    • Fábio Manfrin

      Oi Bruna. Planilhas no seu e-mail. Bons estudos!

  • Cloreto de Sódio

    jessicamayari@gmail.com
    envia para mim por favor 🙂

    • Fábio Manfrin

      Oi Jessica. Planilhas enviadas para seu email. Apenas lembrando aos demais que é só preencher o email no formulário do artigo que as planilhas são enviadas automaticamente em alguns minutos…

  • Bruno Tavares

    Ola Fábio. Já cadastrei o email algumas vezes acima mas ele não chega.
    Conseguiria enviar direto???
    tecbrunotavares@outlook.com

    Obrigado

    • Fábio Manfrin

      Tá na mão Bruno. Planilhas no seu email…

  • Amanda Xible

    NÃO RECEBO AS PLANILHAS, APENAS O EBOOK…
    PODE ME ENVIAR?

    XIBLE.ESTUDAR@GMAIL.COM

    • Fabio

      Planilhas enviadas. 🙂

  • Natalia Angeli

    Olá, Fabio. Não recebi também o email…
    Poderia me enviar direto?!
    nathangeli@gmail.com

    • Fábio Manfrin

      Oi Natalia. Enviei as planilhas diretamente para seu email….Bons estudos!

  • Anderson Ferreira

    Obrigado

    • Fábio Manfrin

      De nada Anderson. Bons estudos!

  • Luana Portes

    Já coloquei o meu email mas não recebi as planilhas.
    Se puder me enviar direto…
    Luana_portes11@hotmail.com
    Muito obrigada!

    • Fábio Manfrin

      Oi Luana. Planilhas enviadas novamente para seu email…

  • Sthephane Anjos

    https://uploads.disquscdn.com/images/e0a4bea9813c23b6b06f905f2ca2c936d1978a5df5a698a8ad3c72b6b82548bf.png Olá!!
    Já recebi o email , porém quando vou baixar as planilhas ocorre erro.
    O que será que está acontecendo?
    Grata

    • Fábio Manfrin

      Oi Sthephane. As planilhas estão em arquivo excel. Você só vai conseguir abrir no seu computador. No celular não é possível. Se quiser usar o celular, você pode escolher um aplicativo. No meu último artigo do blog, dou dicas sobre aplicativos para montar cronograma de estudos…Abraços!

  • Ilson Filho

    Sem E-mail e planilhas
    . ilson.rodrigues.filho@gmail.com

    • Fábio Manfrin

      Planilhas novamente enviadas. Dá uma conferida no seu email Ilson. Abraço e bons estudos!

  • renata nicolait

    Oi Fábio, digitei meu e-mail, mas não recebi as planilhas. Poderia enviá-las para meu e-mail? renicolait@yahoo.com.br . Obrigada.

    • Fábio Manfrin

      Planilhas no seu email Renata. 🙂

  • Matheus Carvalho

    Fábio, também não recebi o emai.. poderia me enviar matheusc639@gmail.com
    grato!!

    • Fábio Manfrin

      Já está no seu email Matheus. Valeu cara! Bons estudos!

  • Luiza

    Olá, Fábio. Não recebi as planilhas, você poderia enviar no meu e-mail? izafeliciano2009@hotmail.com
    Obrigada

    • Fábio Manfrin

      Oi Luiza. Às vezes as planilhas demoram um pouco para chegar no seu email. Mandei novamente para garantir. Abraço e bons estudos…

  • Walterlym Siqueira

    Olá! Não estou recebendo as planilhas, poderia me enviar diretamente?

    • Fábio Manfrin

      Olá amigo. Planilhas no seu email. Abraço!

  • Henrique Souza

    Olá, Fábio, obrigado pelo artigo.
    Poderia me enviar as planilhas diretamente?
    rick_souza87@hotmail.com

    Parabéns pelo site! Abraços

    • Fábio Manfrin

      Planilhas enviadas Rick. Abraço!

      • Henrique Souza

        Grato Fábio!!

  • Stive Silva

    Olá, Fábio.
    Poderia me enviar as planilhas diretamente?
    thiago76@icloud.com

    Obrigado

    • Fábio Manfrin

      Oi Stive. Planilhas enviadas para seu email. Manda brasa! Abraço…

  • Ingrid

    Olá Fábio,
    Primeiramente parabéns pelo trabalho. Artigo de fácil compreensão, bem explicativo! Amei!!!
    Depois, vi que não fui a única a ter dificuldades no recebimento do e-mail… Talvez estejamos todos muito empolgados depois da leitura, e sem paciência para aguardar…rsrs
    Agradeço se enviar diretamente também!
    ingrid.rvieira@catolica.edu.br

    • Fábio Manfrin

      Oi Ingrid. Obrigado. Fico muito feliz que tenha gostado do artigo. Planilhas no seu email…Grande abraço e bons estudos…

      • Ingrid

        Olá, recebi um e-mail com sua reposta, mas não recebi as planilhas ainda.
        Obrigada!

      • Ingrid

        Recebidas…haha
        Obrigada!

  • Andressa

    Poderia me enviar as planilhas? meu email é andressaazevedo@live.com

    • Fábio Manfrin

      Oi Andressa. Planilhas enviadas para o seu email. 🙂

  • lucas

    Oi fabio.
    Trabalho excelente.
    Poderia me enviar as planilhas diretamente?
    luks_marim@hotmail.com

    • Fábio Manfrin

      Obrigado Lucas. Planilhas enviadas. Manda brasa!

  • Karol

    Olá. Adorei, bem produtivo.
    Poderia enviar para mim? karoline_brandao@yahoo.com.br

    • Fábio Manfrin

      Oi Karol. Planilhas já estão no seu email. Bons estudos!

  • Lara

    Olá, Fabio.
    Muito interessante a metodologia das planilhas. Poderia mandar diretamente no meu e-mail? lara_higa@hotmail.com

    • Fábio Manfrin

      Olá Lara. Planilhas enviadas para o email informado. Bons estudos!

  • Laís Lima

    Olá!!! Excelente trabalho. Eu gostaria de receber as planilhas no meu e-mail laistlimanasareth@gmail.com
    Obrigada!!!

    • Fábio Manfrin

      Obrigado Laís. Planilhas enviadas…Apenas lembrando aos demais leitores que basta preencher com seu e-mail o formulário no próprio artigo para que as planilhas sejam enviadas, automaticamente, dentro de 10 minutos no máximo…

      • Tamires Medeiros

        Olá, bom dia. Ao informar o e-mail no formulário a página da erro. Poderia enviar no meu e-mail por gentileza.
        tamires1503@hotmai.com
        Obrigada.

    • jefferson carlos

      oi Laís, tudo bem! Me chamo Jefferson,gostaria de saber se possível vc me passaria as planilhas do Sr.Fábio, pois não consegui baixa-las e nem consigo falar com ele.Pois o o meu edital já esta lançado.Desde de já agradeço, o meu e-mail é jeffersoncarlos99@hotmail.com

      • Fábio Manfrin

        Planilhas enviadas, meu caro Jefferson! 🙂

    • Fábio Manfrin

      Olá Laís. Enviei as planilhas. Desculpe-me pela demora 🙂

  • Jessica Mraciela

    Olá, boa noite!!! Excelente trabalho.
    Eu gostaria de receber as planilhas no meu e-mail jessicamarquesmed@gmail.com
    Obrigada!!!

    • Fábio Manfrin

      Obrigado Jessica. Planilhas no seu e-mail. Desculpe-me pela demora. Bons estudos…

  • Clarice

    Boa Noite Fabio fiquei em dúvida numa questão. No caso o edital do concurso saio no final do ano passado, porém as inscrições irão começar no terceiro trimestre. Devo usar o método de estudo em ciclo ou o outro pós o edital?Obrigada

    • Fábio Manfrin

      Olá Clarice. Se a data da prova estiver muito longe, você pode utilizar o ciclo de estudos!

  • Ziêê…♥

    Boa noite, eu coloquei meu e-mail no campo definido por vc mas nunca chegou o email com as planilhas do Excel, poderia me enviar caso fosse possivel…obgd.
    e-mail: lavoizie_o.o@hotmail.com

    att: Lavoizie

  • Kelly

    Takahashikelly8@gmail.com também quero uma planilha

    • Fábio Manfrin

      Planilhas enviadas. Aproveite. Bons estudos!

  • Fernanda Queiroz

    Muito bom! gostaria de receber as planilhas: fernandadayane.queiroz@gmail.com

    • Fábio Manfrin

      Olá Fernanda. Planilhas enviadas. Desculpe-me pela demora. Bons estudos!

  • Rosângela Ferreira Dos Santos

    Parabéns pelo trabalho.Gostaria de receber as planilhas:rosangelaferreira@hotmail.com

    • Fábio Manfrin

      Pode escrever novamente seu e-mail, Rosângela?

  • Fabio Gaudine

    boa tarde! gostaria de receber também as planilhas familiafktfs@gmail.com. desde já agradeço

    • Fábio Manfrin

      Planilhas enviadas. Desculpe-me pela demora. Abraço e bons estudos

  • marcia cristina lima

    Fabio nao entendi como fazer para distribuir no ciclo 10 disciplinas??? O edital ainda não saiu.

    • Fábio Manfrin

      Oi Márcia. Se o edital estiver longe, comece com 4 disciplinas para pegar o jeito do ciclo de estudos. Depois, quando tiver um bom domínio destas 4, você pode acrescentar mais 1 ou 2. Com o passar do tempo, você adicionando mais matérias até chegar nas 10.

  • Elizabete Lima

    Sem dúvidas foi o melhor método que já vi. Excelente trabalho, Fábio! Obrigada por estar compartilhando. Tem como enviar por e-mail? Obrigada. betyslima@gmail.com

    • Fábio Manfrin

      Obrigado Elizabete. Planilhas enviadas para o email informado. Bons estudos!

  • Carmem Rocha

    Espetacular sua iniciativa Fabio. Gratidão por compartilhar. Será que poderia contar com sua ajuda para envio das planilhas por email…..Me ajudaria bastante.. Obrigado carmemrocha82@gmail.com

    • Fábio Manfrin

      Oi Carmem. Desculpa pela demora. Planilhas no seu email e obrigado!

  • janes

    Sem dúvidas foi o melhor método. Excelente trabalho, Fábio! Obrigada por estar compartilhando. Tem como enviar por e-mail? janes.bispolira@gmail.com
    Obrigada!

    • Fábio Manfrin

      Obrigado! Planilhas já estão no seu e-mail. Pode conferir! Abraço

  • Athos Costa Gonzaga

    Parabéns pelo excelente trabalho. Tem como enviar as planilhas no meu email por favor? athoscgonzaga66@gmail.com

    • Fábio Manfrin

      Valeu Athos! Planilhas enviadas, conforme pedido.

  • Dut Peres

    Parabéns pelo trabalho. Gostaria de receber as planilhas no meu e-mail se possível.
    Desde já agradeço.
    dut_peres@hotmail.com

    • Fábio Manfrin

      Obrigado! Planilhas no seu e-mail já!

  • Dayane Oliveira

    Preenchi com meu e-mail porém não recebi. Poderia enviar? dayane.oliiveeira@gmail.com
    Obrigada

    • Fábio Manfrin

      Acabei de enviar as planilhas para seu e-mail Dayane. Bons estudos!

  • Karine de Oliveira

    Olá! Poderia me encaminhar as planilhas? e-mail: karine.osantos2013@gmail.com
    Obrigada!

    Abraços

    • Fábio Manfrin

      Planilhas enviadas Karine. Bons estudos!

  • Pedro Lacerda

    Bom dia, parabéns pelo ótimo trabalho!
    Gostaria muito de receber as planilhas!!
    Agradeço desde já, abraço.
    pedrolacerda19@hotmail.com

    • Fábio Manfrin

      Valeu Pedro. Planilhas no seu e-mail! Abraço

  • jefferson carlos

    Senhor Fábio. Se possível me passa as 3 planinhas de estudos para organização pois já faz uma semana que eu tento baixa-las e não consigo,portanto se elas chegarem aqui no meu e-mail eu compro agora mesmo o seu material de aprendizagem acelerada.Aguardo ansiosamente ,pois o meu concurso é agora dia 28 de maio 2017…!!!!!! o meu e-mail é jeffersoncarlos99@hotmail.com,por favor ajude-me.

    • Fábio Manfrin

      Olá Jefferson. Já enviei as Planilhas para seu e-mail. Boa sorte no concurso! Abraço.

  • Jackon Fima

    Olá Fábio, primeiramente quero agradecer por compartilhar estas informações e se possível enviar as três planilhas de estudos para o meu e-mail: jackson.dff@gmail.com
    Desde já agradeço, Abraço!

    • Fábio Manfrin

      Oi Jackson. Obrigado. Fico feliz em ajudá-lo. Planilhas enviadas. Bons estudos!

  • Marcos Vinícius Miguel

    Olá, conteúdo muito bom, e obrigado por compartilhar todos esses conteúdos a fim de ajudar o próximo.. Se possível, por gentileza, peço que envie as planilhas para o meu e-mail: marcos.vini.miguel@gmail.com

    • Fábio Manfrin

      Obrigado, Marcos. Planilhas enviadas novamente para o seu email. Abraço!

  • Diego Rodrigo

    Olá Fábio, matéria interessante, tenho certeza de que irá me ajudar e muito. Pode me encaminhar as planilhas nesse e-mail: diodarts@gmail.com desde já agradeço.

    • Fábio Manfrin

      Fico feliz, Diego. Planilhas enviadas novamente…

  • Allana Brito

    Não estou conseguindo receber as planilhas! poderia me enviar por favor?
    allanas.o.a.d@gmail.com

    Muito Obrigada!!

    • Fábio Manfrin

      Olá Allana. Planilhas enviadas. Desculpe-me pela demora. Bons estudos!

  • Daiane

    Não consigo receber as planilhas. Pode me enviar, por favor: daiane_slcavalcante@hotmail.com

    • Fábio Manfrin

      Oi Daiane. Planilhas no seu email. 🙂

  • Lorena

    Olá Fábio, você pode me enviar as planilhas, por favor? lorenatoliveira@gmail.com

    • Fábio Manfrin

      Olá Lorena. Já estão no seu email. Bons estudos!

  • Jesney Oliveira

    Fábio, não estou conseguindo receber as planilhas, teria como você enviar para meu e-mail por favor. jesney.sousa@gmail.com

    • Fábio Manfrin

      Oi Jesney. Já envei, meu caro. Bons estudos!

  • Bruno Franco

    Boa tarde Fabio, tentei baixar as planilhas por duas vezes porém as mesmas quando chegam em meu e-m@il vem corrompida. Será que você poderia esta encaminhando para meu e-m@il? (brunno.francco@gmail.com). Desde já muito obrigado. abs

    • Fábio Manfrin

      Oi Bruno. Mandei novamente. Testa lá e me avisa…

  • Euclides Britto

    Boa noite Fábio gostaria de receber suas planilhas. Inseri meu e-mail mais não recebi!! Obrigado

    • Fábio Manfrin

      Oi Euclides. Acabei de enviar para o seu email…

  • Pollyanna Viana

    Boa tarde, Fábio!
    Tentei baixar as planilhas, mas não tive sucesso.

    Poderia me enviar por e-mail, por gentileza?
    pollyannasviana@hotmail.com
    Desde já, obrigada!

    • Fábio Manfrin

      Oi Pollyana. Já estão no seu email. Pode conferir 🙂

  • Vanessa Dutra

    Olá, obrigada pela ddisponibilidade das informações. As planilhas não chegaram, você poderia enviar por favor!(vanny.dutra98@gmail.com)
    Será de grande ajuda.
    Desde já agradeço!

    • Fábio Manfrin

      Oi Vanessa. Planilhas enviadas. Bons estudos!

  • Carol Silva

    Ola, não recebi as planilhas, vc poderia me enviar por favor.
    carolwise80@gmail.com

    • Fábio Manfrin

      Oi Carol. Planilhas enviadas para o email informado…

  • natalia

    Olá, Fábio. Não recebi as planilhas no meu email, por gentileza,teria como me enviar?
    natalia.donascimento@hotmail.com

    • Fábio Manfrin

      Olá Natalia. Planilhas já no seu email…

  • Isabelle

    Muito obrigada pelos ensinamentos! Não recebi o email, poderia enviar por gentileza? Grata! isabelle_a.silveira@hotmail.com

    • Fábio Manfrin

      Olá Isabelle. Planilhas no seu email! 🙂

  • LORENA

    Por favor, queria receber as planilhas … lorenadulce14@hotmail.com

    • Fábio Manfrin

      Oi Lorena. Planilhas enviadas para o seu email 🙂

  • Franciany

    Bom dia ,gostaria de receber as planilhas : email :francianyvasferreira@gmail.com

  • Anderson

    Muito bom teus ensinamentos. Parabéns! Gostaria e receber tuas panilhas, não recebi no e-mail, tem com me enviá-las? email: alsilva.als@gmail.com