Mensa, a sociedade de pessoas com alto QI

Mensa - sociedade de pessoas com alto QI

Logo da Mensa MENSA, do latin “Mesa”, é uma associação formada por pessoas com alto Quociente de Inteligência (QI).

Ela foi fundada por Roland Berril, advogado, e Dr. Lance Ware, cientista e advogado, em 1946 na Inglaterra.

O nome sugere uma mesa redonda, onde diferenças de raça, cor, idade, credo, nacionalidade e classe social são irrelevantes. Também sugere uma mesa como um local de reuniões.

Os fundadores tinham a ideia de criar uma sociedade de pessoas brilhantes, cujo único requisito de admissão seria possuir um QI alto. Logo, não importava, e continua não importando, qual era a opinião política, raça ou religião dos membros.

Há pessoas de todos os níveis de escolaridade, classe social e ramo de atuação.

QUANTOS MEMBROS EXISTEM?

A Mensa se espalhou pelo mundo e atualmente possui em torno de 120 mil membros em mais de 100 países.

Existem organizações Mensa em mais de 40 países, nos 5 continentes.

Na Mensa Brasil são cerca de 800 membros, ao passo que nos EUA, por exemplo, são mais de 50 mil. Os norte-americanos são mais inteligentes? Não necessariamente. Certamente lá a associação é mais popular do aqui.

Pierluigi Piazzi, que foi professor do cursinho pré-vestibular Anglo em São Paulo/SP durante muitos anos e o Músico Roger Rocha Moreira, da banda Ultraje a Rigor, são alguns dos ilustres membros brasileiros.

Prof. Pier e Roger
Prof. Pier e Roger

QUAL É O QI MÍNIMO EXIGIDO PARA SER MEMBRO DA MENSA?

Para se tornar membro da Mensa é necessário fazer um teste e comprovar que você tem um QI na faixa dos 2% superiores da população.

98% das pessoas que fazem o teste padrão não conseguem alcançar essa pontuação mínima exigida.

Prefere-se falar em percentual porque existem diferentes testes de QI e são adotados distintos desvios de padrão (coisas de Estatística, arghh!). Por exemplo, o resultado de 132 em um teste pode ser igual ao de 148 em outro teste.

Está gostando do artigo?

INSIRA SEU E-MAIL ABAIXO PARA FAZER O DOWNLOAD GRATUITO DO E-BOOK "#7 ESTRATÉGIAS NINJA PARA PASSAR EM CONCURSO PÚBLICO EM TEMPO RECORDE!"

QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DA MENSA?

Os principais objetivos da Mensa são: identificar e cultivar a inteligência para o benefício da humanidade, proporcionar um ambiente social e intelectualmente estimulante para seus membros e encorajar pesquisas sobre a natureza, características e usos da inteligência.

O QUE OS MEMBROS FAZEM, AFINAL?

Valores da Mensa
Valores da Mensa

A Mensa organiza reuniões, contatos, discussões e atividades sobre os mais variados temas. Uma publicação mensal (jornal) é disponibilizada para os membros.

Existem os Grupos de Interesse Especial (chamados SIGs, Special Interest Groups) sobre assuntos variados, desde científicos até os mais leves, como história em quadrinhos, por exemplo.

Além disso, uma vez por ano é feito um encontro nacional, restrito aos associados e convidados. Essa reunião constitui uma excelente oportunidade para interagir com pessoas com características semelhantes e ampliar a rede de contatos pessoais e profissionais.

Por fim, como a Mensa é uma organização internacional, os membros auxiliam, uns aos outros, com informações sobre itinerários e acomodações em viagens por meio do SIGHT (Service of International Guidance and Hospitality to Travellers).

COMO FUNCIONA O TESTE DE ADMISSÃO?

A Mensa realiza avaliações admissionais regulares, em diversas cidades do Brasil, sempre sob a supervisão de psicólogos. O teste adotado consiste em questões de análise lógica de padrões e figuras, com alternativas de múltipla escolha.

Nenhum conhecimento específico é necessário.

Se você quiser fazer um pré-teste on-line, experimente o Mensa Workout no site da Mensa International. É um teste em inglês em que você tem 30 minutos para responder a 30 questões e pode conferir o resultado em seguida. O Workout não é um teste de QI e não serve como teste de admissão à Mensa, mas dará uma boa ideia de seu potencial.

Para mais informações sobre a Mensa e o teste de admissão, viste o site da Mensa Brasil.

Visite também o site da Mensa International.

Você concorda que os famosos testes de QI ou aqueles aplicados pela Mensa, por exemplo, são suficientes para categorizar uma pessoa como mais inteligente do que outra?

QUER FICAR POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES DO LOUCOS POR CONCURSOS?

Baixe Grátis o E-book: 

arrow

eBook 7 estratégias ninja para passar em concurso público em tempo recorde