Aprenda 5x mais rápido com a sugestopedia

Aprenda 5x mais rápido com a sugestopedia

Sugestopedia é o sistema criado pelo búlgaro Dr. Georgi Lozanov que promete acelerar o aprendizado em 5 vezes, quando comparado aos métodos tradicionais.

A Sugestopedia foi idealizada inicialmente para o ensino de línguas estrangeiras, mas atualmente é utilizada nos mais diversos campos.

Lozanov é considerado o pai da aprendizagem acelerada. A partir das suas descobertas, no início da década de 1970, surgiu o movimento denominado accellerated learning, que se espalhou pela Europa e pelos Estados Unidos, em busca de métodos mais eficientes de aprendizagem.

Mas, afinal de contas, esse método realmente funciona? Para responder a essa pergunta, antes precisamos saber em que consiste a Sugestopedia e quem foi o seu autor.

O QUE É SUGESTOPEDIA?

Sugestopedia é uma combinação das palavras sugestão + pedagogia. Portanto, é um método que utiliza a sugestão como um facilitador para a aprendizagem.

E o que significa sugestão nesse contexto? Significa criar um ambiente favorável, relaxante e divertido, em que o professor, por meio da música e das artes, estimula o aprendizado dos alunos em nível subconsciente.

Esse ambiente permite desbloquear as crenças limitadoras ao aprendizado, fazendo com que ele aconteça de forma mais natural e rápida.

QUEM FOI O DR. GEORGI LOZANOV?

Dr. Georgi Lozanov sentado e de braços cruzados
Dr. Georgi Lozanov

Professor Doutor Georgi Lozanov (1926-2012), foi um médico psiquiatra e educador búlgaro, responsável pela criação e desenvolvimento da Sugestopedia.

Seu objetivo e paixão era compreender como os seres humanos aprendem e, também, como fazer para despertar as reservas mentais não utilizadas.

Em razão das suas pesquisas, Dr. Lozanov foi detido em prisão domiciliar, no período de 1980-89, durante o regime comunista búlgaro.

Ele criou e dirigiu o “The State Suggestology Research Institute” in Sofia, Bulgaria (1966 – 1984); “The Centre for Suggestology and Development of Personality” at the Sofia University St Climent Ohridski; “The International Centre for Desuggestology” in Vienna, Austria; e o “The International Centre for Teacher Training” in Voralberg, Austria.

COMO A SUGESTOPEDIA É APLICADA NA SALA DE AULA?

Sala de aula de Sugestopedia
Sala de aula de Sugestopedia

A origem da Sugestopedia está relacionada ao aprendizado de línguas estrangeiras.

O curso dura cerca de 1 mês, com três horas por dia. Nas aulas, 12 alunos sentam-se em confortáveis cadeiras dispostas em semi-círculo, de frente uns para os outros, criando um ambiente colaborativo.

Essa disposição favorece a interação do professor com a turma e também entre os próprios estudantes.

As paredes são pintadas com cores claras para passar a sensação de tranquilidade. Cartazes coloridos com desenhos de objetos, animais e vocabulário em geral, acompanhados de palavras na língua estrangeira, são colados nas paredes da sala para estimular o aprendizado periférico e subconsciente.

Em sala, o professor assume uma postura serena, alegre e tem a função de despertar a motivação e a autoconfiança dos alunos.

No início da primeira sessão, ele faz uma breve introdução com o objetivo de explicar como e por que o método funciona.

Logo após, o material de estudo é apresentado. Cada página tem duas colunas: o texto na língua estrangeira (lado esquerdo) é acompanhado da sua tradução na língua materna (lado direito). As histórias, dramáticas e emotivas, são apresentadas na forma de diálogo entre 12 personagens.

Cada aluno assume um dos personagens durante todo o curso. A nova identidade contribui para a perda da inibição. O aluno é livre para consultar a tradução, mas a indicação é que somente o faça quando houver necessidade. Assim, vai acostumando a usar apenas a língua estrangeira. A ideia é que o texto traduzido seja absorvido pela visão periférica.

Antes de iniciar com o conteúdo, os alunos fazem uma brincadeira para relaxar e atingir o estado de alerta, livre de stress, considerado a condição ideal para o aprendizado.

O professor explica, na língua materna, o contexto em que a história acontece. Assim, os alunos conseguem ter uma visão global. Em seguida, o professor começa a leitura do texto na língua estrangeira e os alunos repetem cada trecho em coro.

Começa, então, o chamado concerto ativo.

Nesse momento, o professor faz a leitura do material em língua estrangeira, acompanhando o ritmo e a dramaticidade da música barroca ao fundo (um tipo específico de música clássica), ao mesmo tempo em que os alunos acompanham o texto escrito.

O professor faz gestos para explicar a história e facilitar a compreensão pelos alunos.

A arte (música) é considerada a principal rota de acesso para o subconsciente porque envolve as emoções.

Logo depois, os alunos ouvem o concerto passivo.

É assim chamado porque não requer que o aluno faça esforço físico algum. Nesse momento, os alunos deixam o material de lado e são convidados a relaxar nas cadeiras, fechar os olhos e se concentrar apenas na música barroca lenta (60 batidas por minuto).

O professor faz, então, a leitura do texto na língua estrangeira de forma mais natural. Os alunos são livres para usar a imaginação na representação da história.

O texto é perfeitamente compreendido pelo subconsciente e as barreiras da mente consciente são nitidamente deixadas de lado.

Cada concerto dura, aproximadamente, 20 minutos. Quando a sessão termina, a sensação é de calma e relaxamento. Por fim, o professor orienta os alunos a darem uma olhada no material um pouco antes de irem dormir.

Isso é feito porque ao longo da noite o subconsciente entre em ação e se inicia, de forma aparentemente automática, a transferência para o armazenamento na memória de longo prazo.

No dia seguinte, a sessão começa novamente com uma brincadeira ou música (não barroca) para descontrair e relaxar. Em seguida, cada um assume o seu personagem e pratica, com auxilio do texto, o respectivo diálogo na frente de todos.

Posteriormente, o vocabulário aprendido no dia anterior é exercitado por meio de uma série de jogos, danças, quebra-cabeças e brincadeiras.

O ambiente é divertido e deliberadamente infantil. Lozanov insiste que a chave para o método é retornar ao modo como as crianças aprendem antes de irem à escola. Não é apenas livre de stress, mas também caracterizado por altas expectativas de sucesso.

No dia subsequente, mais leitura dos textos pelos personagens e brincadeiras, que duram até até a primeira metade da aula. Na outra parte, começa tudo novamente com a leitura da segunda parte da história. Assim, cada parte da história dura meia sessão + 1 sessão + meia sessão.

Os alunos jamais são repreendidos ao errar. Equívocos são vistos como um sinal de esforço e ausência de medo. O professor, cuidadosamente, repete a frase, na forma correta, sem se dirigir ao aluno que errou.

Tanto o vocabulário, quanto a gramática são aprendidos de forma indireta durante o contexto da história. Além disso, os alunos participam dos jogos e brincadeiras como voluntários.

Está gostando do artigo?

INSIRA SEU E-MAIL ABAIXO PARA FAZER O DOWNLOAD GRATUITO DO E-BOOK "#7 ESTRATÉGIAS NINJA PARA PASSAR EM CONCURSO PÚBLICO EM TEMPO RECORDE!"

A SUGESTOPEDIA É INDICADA PARA AQUELES QUE…

  • Já tem uma base na língua e precisam de um avanço rápido e significativo.
  • Estudaram por muitos anos e ainda não conseguem se comunicar.
  • Estejam precisando reestruturar o que foi aprendido e aprimorar ainda mais os conhecimentos.
  • Estejam prestes a fazer um intercâmbio ou viagem no exterior.
  • Pretendem se preparar para uma entrevista de emprego.

A SUGESTOPEDIA REALMENTE FUNCIONA?

Em 1978, um grupo de 25 observadores da UNESCO visitou as salas de aula do Dr. Lozanov, durante 3 semanas, com a missão de responder a essa pergunta. Ao final da pesquisa, eles produziram um relatório com as conclusões sobre a sugestopedia.

Embora eles não tenham conseguido mensurar o quanto o novo método é superior ao tradicional devido ao curto tempo de análise, concluíram que a maioria dos estudantes se mostrou hábil para se expressar, por si mesmo, em um dado tópico.

Em geral, eles teriam apresentado uma ampla gama de vocabulário e, alguns deles, demonstrado uma possibilidade genuína de flexibilidade de expressão.

Segundo o  “The Journal of the Society for Accelerative Learning and Teaching, volume 3, issue 3, Fall, 1978, p.211″os visitantes da Unesco chegaram a estas duas conclusões:

1. Há consenso de que a Sugestopedia é geralmente um método de ensino superior para muitos assuntos e para muitos tipos de estudantes, quando comparada aos métodos tradicionais…

2. O treinamento de professores em Sugestopedia deveria iniciar tão breve quanto possível.

O fato é que o método realmente funciona, especialmente para aqueles que possuem dificuldade em se comunicar.

Ele promove uma espécie de desbloqueio psicológico e você passa a se sentir mais a vontade para conversar em outra língua, turbinando a sua fluência.

ONDE EU POSSO FAZER UM CURSO DE INGLÊS USANDO A SUGESTOPEDIA?

Como a Sugestopedia é uma marca registrada, somente os professores habilitados são autorizados a utilizar o método. É uma forma de assegurar que o sistema não seja desvirtuado. No Brasil, existem dois professores que fizeram o curso pessoalmente com o Dr. Lozanov:

Em Curitiba/PR, na Easy Communication Skylls, com a Professora Lúcia Carla Zornig. O curso tem duração de 22 dias.

Em São Paulo/SP, na Idiomos, com o Professor Paulo Sérgio Negrete. O tempo de duração varia conforme o curso escolhido.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A Sugestopedia, desde a sua criação, na década de 1970, passou por uma série de evoluções na configuração do método.

Existem diversos manuais desatualizados e informações equivocadas disponíveis na internet. Procurei fazer uma síntese, buscando apontar a essência do sistema.

Para maiores informações, entre em contato com um dos professores mencionados acima.

Infográfico das 7 leis da Sugestopedia


A obra “Revolucionando o Aprendizado”, indicada na seção “Livros” do site, dá sugestões de concertos ativos e passivos para utilização na Sugestopedia.

Lista de músicas de Mozart para Sugestopedia

Para mais informações sobre o Dr. Lozanov e a Sugestopedia visite o site lozanov.org [em inglês].

Assista ao vídeo publicado no canal do Loucos por Concursos no Youtube:


Quer ficar por dentro de todas as novidades do Loucos por Concursos?

Então curta nossa página no Facebook, siga-nos no Twitter e inscreva-se em nosso canal no Youtube.

Baixe Grátis o E-book “#7 Estratégias Ninja Para Passar Em Concurso Público Em Tempo Recorde!

eBook 7 estratégias ninja para passar em concurso público em tempo recorde

  • Klebson Lopes

    Muito Obrigado Fabio!

    Estava procurando quais eram as musicas corretas para os concertos ativos e passivos. E ainda mais o conteúdo do seu artigo é de qualidade, parabéns.